Liste todos os assuntos do roteiro
Escreva tudo que esteja relacionado com a história que você quer contar com o vídeo, em seguida observe se todos os tópicos estão relacionados com a história a ser contada, caso contrário elimine os tópicos fora do assunto e separe-o para outro projeto.
A estrutura do roteiro
Divida o roteiro em três partes: início, meio e fim. Então você pode escrever tudo o que pretende dizer e fazer uma gravação em ambiente sem eco ou você usa apenas os tópicos para compor seu roteiro. Nesse caso, você vai falar de improviso sobre cada um dos tópicos, algo pouco recomendável. É melhor evitar improvisos, mas leia como se estivesse conversando com outra pessoa.
O que escrever no início do roteiro
São três partes na parte inicial: o gancho ou hook, a apresentação e o contexto. Você pode usar 15 segundos para convencer o usuário que o vídeo vale à pena. Tente falar sobre o problema, levantando questionamentos sobre o tema do vídeo e até mesmo propondo as respectivas soluções.
Aqui pode entrar uma vinheta, como um elemento para reforçar a sua marca. Aí, em seguida, você se apresenta e fala do propósito de seu canal no YouTube.
Contexto, problema, provocação. Aqui você pode usar o conceito jornalístico do lead: o que, quem, quando, onde e o porquê. É hora de mostrar dados de comprovação e instigar o usuário com provocações para o tema.
O que escrever no meio do roteiro
Aqui entra a solução que o vídeo propôs. Essa é a maior parte do conteúdo e o melhor momento para encaixar o pedido de like. Analise se esse trecho entrega o propósito do vídeo, caso contrário faça os ajustes necessários.
O que escrever no final do roteiro
Checar os benefícios, fazer o desfecho e preparar a finalização do vídeo. Fazer um breve resumo pode ser um pouco chato.
Roteiro na prática
Use o Notion para fazer roteiros e evite o improviso. Agora, a leitura deve ser natural, evite demonstrar que está realmente lendo. É caprichar no ritmo e nas entonações