“Por que fazer hoje o que você pode deixar para fazer amanhã”?
Procrastinar é deixar para fazer algo depois, mesmo podendo fazer agora.
A principal causa da procrastinação atualmente está relacionada à estimulação constante que dispositivos eletrônicos como celular e microcomputadores, por exemplo, fazem o seu cérebro se auto regular. São muitos estímulos rápidos e prazerosos, que desestimulam você a tratar de fazer as coisas que precisam ser feitas para vencer a procrastinação. Aí, estudar, trabalhar, tirar os projetos do papel, ir à academia, comer algo saudável se tornam entediantes para seu cérebro.
Esses adiamentos, podem atrapalhar seus estudos, organização de sua casa e até seus relacionamentos interpessoais.
Então você adia por falta de motivação, falta de energia, ansiedade, falta de preparo e até mesmo alguma preguiça. A insegurança, o medo de fracassar, pouco conhecimento sobre um projeto a ser executado, excesso de desorganização deixam você com baixa produtividade. Esses temas costumam levar ao adiamento das tarefas.
Identifique o que faz você procrastinar. Liste o que você tem feito, o que está ocupando seu tempo. Também é hora de procurar ter mais autoconhecimento, uma ferramenta para a cura da procrastinação.
Se você passa muito tempo no computador, calcule, por exemplo, o tempo gasto com navegação na internet, uso de redes sociais, etc. É mais prático usar um aplicativo como Clockifyi Time Tracker (bityli.com/k2fnj). Também dê uma olhada no histórico de navegação, perceba quanto tempo ficou em páginas improdutivas, se for o caso. Aí registre isso no aplicativo. Assim, você vai ter uma ideia precisa de onde está o problema, ficando mais fácil de chegar a uma solução.
Dividir tarefas pode clarear seu trajeto, acabando com a procrastinação de uma vez.
Um aplicativo que ajuda nisso é o Pomodoro (bityli.com/app-pomodoro). Com ele você trabalha por 25 minutos, descansa por 5, para voltar em seguida. Depois de alguns intervalos, você pode dar uma pausa maior.
SEM DISTRAÇÕES. Tente eliminar tudo que impede de fazer o que deve ser feito. Em casa, você pode ficar longe de distrações. Tente esconder o celular, desligar o aparelho de TV da tomada, ficar longe do microcomputador. Ficar sem fazer nada é entediante. Assim, ler um livro para você aprender algo passa a ser mais prazeroso do que não ter nada para fazer.
É altamente recomendável que você procure orientação profissional de um psicólogo. Marque uma consulta com esse profissional para buscar um autoconhecimento.